Histórico

A CAASAH ANTES

A Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV surgiu, em 1991, quando familiares de soropositivos, alugaram, com auxilio da prefeitura, um espaço no bairro de Tororó para servir de residência para um grupo de portadores. Em virtude das precárias condições de vida e saúde, ocasionada entre outros motivos pela demanda crescente de pessoas contaminadas pelo aumento da incidência da AIDS, o grupo que residia na sede original, ocupou, ainda no mesmo ano, as dependências do antigo hospital da Cruz Vermelha, gerando um fato de ampla repercussão política e social. Apoiados pela população, imprensa e comunidade médica, entre outros segmentos, o movimento conseguiu garantir a posse temporária do referido imóvel, enquanto uma solução definitiva era procurada, constituindo-se em casa de moradia para as pessoas carentes infectadas.


O saldo desse processo histórico foi uma mobilização social, talvez inédita na Bahia e no Brasil, com a promoção social da questão da AIDS a primeiro plano das preocupações da comunidade em simultânea e espontânea adoção da instituição, que nasceria desse processo, como um patrimônio social do estado da Bahia.


Sustentada por um corpo de voluntários, por adoções de gêneros de primeira necessidade, remédios e roupas pela população, por campanhas de arrecadação promovidas por empresas de todo o porte, por convênios e programas dos governos federal e estadual, a CAASAH, que por muito tempo foi a única instituição desse tipo no Norte e Nordeste, se manteve ao longo desses onze anos como o mais importante centro de assistência aos portadores do vírus HIV no estado da Bahia.





A CAASAH HOJE

Reconhecendo o papel social desempenhado pela instituição e a seriedade do trabalho desenvolvido por sua direção, o governo do estado, nas suas últimas gestões, através das Voluntárias Sociais, dirigida na época pela Sra. Tércia Borges, desenvolveu um amplo trabalho de assistência e aparelhamento da instituição, inclusive com a construção e entrega da nova sede localizada na Rua Rio Paraguassu, n. 08, Monte Serrat.

Ao mesmo tempo, visando adequar o perfil da instituição às modernas tendências das organizações sociais em nível mundial e a potencializar e otimizar a utilização de seus recursos em beneficio do seu público, a CAASAH mudou progressivamente seu perfil de residência à casa de passagem com ensino profissionalizante, oficina de produção e cooperativa de produtores.

No ano de 2007, através da orientação do Ministério Publico e com o conseqüente esforço de toda equipe de profissionais que nela trabalhava, a CAASAH realiza mudanças em sua estrutura e passa a comportar dois espaços: uma Casa de apoio para acolher adultos soropositivos e um Abrigo para acolher crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.

A Casa de apoio para adultos mantém as características da Caasah anterior, acolhendo soropositivos debilitados e sem condições de inserção na vida social. Geralmente são enviados por Hospitais e ficam internos durante alguns meses, até estarem em condições de retornarem às suas vidas, deixando nesse momento a Caasah.

O Abrigo de acolhimento a crianças e adolescentes tem por base o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, ou seja, visa reproduzir um ambiente familiar. Para tanto, os cuidadores desenvolvem vínculos afetivos e constantes com as crianças e adolescentes, e o ambiente físico em nada lembra um Hospital ou Internato. Esta nova proposta, que prioriza os vínculos afetivos e um ambiente que represente um lar, objetiva favorecer a construção de uma personalidade mais saudável e passível de expressão e contribuição para com a sociedade em que está inserida.


Mais Fotos